Em 2020, em meio à pandemia e a pandemônios, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba se
reinventou. Quatro dias de ações online, com 30 convidados nacionais e internacionais,
retransformaram o evento para que ele continuasse, mesmo que a distância, a incentivar,
debater, divulgar e refletir sobre a produção de quadrinhos no Brasil e no mundo.
Neste ano, a 6.ª edição da Bienal de Quadrinhos, agora totalmente online, ganha forma
definitiva e apresenta cinco meses de intensa programação cultural gratuita sobre o tema Música & Quadrinhos, com participação de cerca de 140 artistas nacionais e internacionais. Da residência artística ao lançamento de uma coletânea inédita com obras de Luiz Gê – homenageado da edição, há também uma feira de HQs online, palestras, debates e oficinas e a cocriação de obras e ações formativas voltadas ao público de cidades da região metropolitana de Curitiba.
Tudo começa já nesta quarta-feira (11), com a Residência Bienal. O intercâmbio de processos criativos entre seis artistas (músicos e quadrinistas) é a receita para a criação de obras em conjunto, a partir da interação entre as duas linguagens. Os residentes contarão com a tutoria de Luiz Gê e Arrigo Barnabé, mestres na criação entre linguagens. A intenção é propiciar o contato dos residentes com estes dois ícones dos quadrinhos e da música, para que o inusitado deste encontro se revele como expressão. Participam da residência artistas de diversos estados, como Grazi Fonseca (RS), Gabriel Góes (DF), Marília Marz (SP), Fernando Nicknish (SC), Rodrigo Stradiotto (PR) e Silvanny Sivuca (SP).
Luiz Gê, aliás, terá sua trajetória artística revista em uma compilação inédita de obras
envolvendo música e quadrinhos, criados em sua carreira de quase meio século. O projeto gráfico e edição do livro serão coordenados pela Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que prevê a impressão de 500 exemplares e distribuição gratuita para Gibitecas do Paraná e do Brasil. Uma live de lançamento, com a presença do autor, marca este momento simbólico na consolidação da obra do homenageado desta edição.
Muvuca online
Nos dias 13 e 14 e 20 e 21 de novembro, a feira da Bienal de Quadrinhos, tradicional espaço de trocas, encontros e surpresas, ganha nesta edição um formato totalmente online, a Muvuca, com as mesmas características que a consolidaram como um dos eventos mais aguardados da Bienal. Num ambiente virtual, haverá o compartilhamento de interesses na produção de HQs, exposição de artistas e editores, com interação em tempo real com o público. Serão 100 participantes selecionados pela curadoria da Bienal de Quadrinhos: Mitie Taketani, fundadora da Itiban Comic Shop; Vadeco Schettini, músico e produtor; e Fabio Zimbres, quadrinista e ilustrador. Ao todo serão 24 horas de programação, incluindo algumas intervenções artísticas ao longo da realização. A Muvuquinha, por sua vez, será voltada ao público infantil.
As ações formativas da Bienal de Quadrinhos Online, abertas ao público, acontecerão em duas semanas: de 23 a 26 de setembro; e de 30 de setembro a 3 de outubro. Estão previstas palestras, debates e oficinas com mais de 30 convidados nacionais e internacionais, que irão explorar também o diálogo entre música e quadrinhos. As oficinas serão dirigidas para diferentes públicos (adulto, infantil, profissionais e iniciantes) conforme processo curatorial, e ofertadas em vagas limitadas, por meio de inscrições.
Comprovando seu compromisso com a formação cultural, a Bienal de Quadrinhos Online
também irá promover uma oficina online de HQs. Desenvolvida pelo Instituto Caranguejo, a ação será especialmente direcionada para o público infanto-juvenil das escolas públicas, em articulação com as regionais de educação em Curitiba.
Em outubro, a Bienal Circula leva até Araucária e São José dos Pinhais atividades culturais de intercâmbio com quatro artistas locais (dois de cada cidade) e dois nacionais para a coprodução de uma obra coletiva. A ação será desenvolvida de forma online, por meio de encontros virtuais entre os artistas. As obras resultantes serão executadas em espaços públicos das cidades e o processo será registrado e disponibilizado nas redes sociais da Bienal.
No decorrer das ações, os 10 anos de vida da Bienal de Quadrinhos serão
celebrados. Em novembro e dezembro, uma série de vídeos sobre todas as edições irá
relembrar momentos importantes – e desvendar os segredos para que um evento gratuito de democratização da cultura tenha resistido e impactado tanta gente por tanto tempo.
SERVIÇO
6.ª Edição da Bienal de Quadrinhos – Online
De agosto a dezembro de 2021
Nas redes sociais da Bienal:
Instagram: @bienaldequadrinhos
Facebook: facebook.com/bienaldequadrinhos
YouTube: Bienal de Quadrinhos de Curitiba
Todos os eventos são gratuitos