PROJETOS
ESPECIAIS

Uma das premissas da Bienal de Quadrinhos de Curitiba é democratizar a cultura

A Bienal Publica! nasceu em 2016 através de uma parceria entre a Editora Livrinho de Papel Finíssimo (PE), o Festival Publique-se (PE), e o Estúdio Invertido (PR). É um projeto muito especial inserido no escopo das ações da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que visa selecionar, através de edital público e aberto para artistas de todo o território nacional, trabalhos artísticos que são lançados em publicação coletiva, editada e distribuída pela Bienal.


Grande parte dos artistas que são selecionados pelo projeto nunca tiveram seus trabalhos publicados antes, e por isso a Bienal Publica transformou-se em uma importante plataforma de difusão de trabalhos artísticos do Brasil para todo o Brasil de forma totalmente gratuita.

BIENAL PUBLICA!

PRIMEIRA EDIÇÃO (2016)

Abrangendo uma seleção variada de quadrinhos, ilustrações, poesias e contos, a Bienal Publica! selecionou e editou mais de 150 artistas de todo o Brasil, apresentando uma multiplicidade de expressões com obras inéditas e algumas produzidas exclusivamente para essa publicação.


Esta primeira edição é composta por 4 volumes, que foram impressos e encadernados artesanalmente e distribuídos gratuitamente durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba em 2016.

Baixe gratuitamente os quatro volumes da primeira edição:

Bienal Publica! Primeiro volume
Bienal Publica! Segundo volume
Bienal Publica! Terceiro volume
Bienal Publica! Quarto volume

BIENAL PUBLICA!

SEGUNDA EDIÇÃO (2018)

A segunda edição do projeto foi contemplada pelo edital do Fundo Municipal para Artes Visuais e reuniu quadrinhos, poesias e roteiros para uma publicação caprichada sob a edição de Fabio Zimbres. Os trabalhos dialogaram com o tema do evento, “A Cidade em Quadrinhos”, e assim como em 2016, o material foi distribuído gratuitamente para o público durante os dias da Bienal de Quadrinhos em 2018.


Em 2018, além da publicação em si, houve também a realização de uma exposição dos trabalhos dos 28 artistas selecionados. A mostra “Bienal Publica!” ganhou as salas da Gibiteca de Curitiba de 24 de agosto à 02 de novembro de 2018. Complementando as atividades que endossaram esta segunda edição, foi promovida também uma oficina de zines na Gibiteca de Curitiba em setembro de 2018 com o editor do projeto, Fabio Zimbres.

Baixe gratuitamente a segunda edição:

Bienal Publica! Segunda edição

BIENAL PUBLICA!

TERCEIRA EDIÇÃO (2021)
“Música e Quadrinho”

A música como manifestação da vida num momento em que houve tanto silêncio impune. Os quadrinhos como palco providencial para artistas - aventureiros ou experientes - que nos provam que ainda é possível ser movido pela criação.

Pela primeira vez, a Bienal Publica! ganhou duas versões: a impressa e a online. Sob a curadoria de Fabio Zimbres, foram escolhidas 25 obras na modalidade online, que representam a diversidade e a criatividade de artistas de todo o país. São HQs, roteiros, animações e outras formas de expressão que dialogam, de alguma forma, com o tema música e quadrinhos em forma de exposição virtual!

Link da publicação online:

Bienal Publica! Terceira Edição

Outros 26 trabalhos estão na versão impressa da coletânea com artistas do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Paraíba, de Belo Horizonte e de Pernambuco. O tema “Música e Quadrinhos” serviu tanto para desanuviar um pouco nossas cabeças dissuadidas como para criar uma narrativa múltipla, saborosa e histórica: pois de que vale uma revolução se não podemos dançá-la?

Publicação impressa:

BIENAL PUBLICA!

QUARTA EDIÇÃO (2022)
“SARAMAGO”

Em celebração ao centenário do nascimento do escritor José Saramago, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, promoveram o concurso nacional de histórias em quadrinhos para a edição Bienal Publica! Saramago.

O concurso recebeu inscrições de artistas brasileiros de 9 Estados, além do Distrito Federal. Desses trabalhos, foram selecionadas para a publicação 15 HQs inéditas, sob a curadoria dos quadrinistas Luli Penna (Brasil) e Filipe Melo (Portugal). Por ser uma edição especial em homenagem a Saramago, as criações submetidas ao concurso dialogam com o tema e são inspiradas na obra e/ou vida do autor.

A publicação foi lançada oficialmente na programação do Flipoços 2022 – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, com a mesa que compôs o Ciclo Homenagem Centenário de José Saramago, denominada “Saramago em Quadrinhos”, com a participação dos artistas selecionados Dona Dora e Kuíca, com mediação de Gilmar Kaminski, coordenador da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Baixe gratuitamente a quarta edição:

Bienal Publica! Quarta edição

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER