Residência Bienal – Notas & Traços – Bienal Online
 
 
 

Residência Bienal - Notas & Traços

Projeto essencialmente experimental da Bienal de Quadrinhos, a Residência Bienal nasceu em 2018. Sob o tema “Cidades e HQs”, propôs um laboratório de criação para quatro artistas convidados - Guazzelli, Luli Penna, Guilherme Caldas e Marcelo Quintanilha. Na edição ONLINE 2021, a Residência Bienal estimula o intercâmbio de processos criativos entre seis artistas: as quadrinistas Grazi Fonseca (RS), Gabriel Góes (DF) e Marília Marz (SP) e os músicos Fernando Nicknish (SC), Rodrigo Stradiotto (PR) e Silvanny Sivuca (SP). A ideia é a cocriação de uma obra que entrelace música & quadrinhos, sob o olhar atento do homenageado da edição, Luiz Gê, e do músico Arrigo Barnabé, mestres nestes diálogos. Ao final da Residência, acontece uma “live-debate” entre os participantes. E uma mostra online que irá nos apresentar os trabalhos produzidos: HQs, ilustrações, música, animação e o que mais os artistas se permitirem.


CONHEÇA OS ARTISTAS RESIDENTES:

grazi

Grazi Fonseca (@grzfonseca - RS) é quadrinista. Seu trabalho explora narrativas experimentais e autobiográficas. Até o momento publicou 7 títulos. “Partir”, sua publicação mais recente, foi selecionada na convocatória Des.gráfica/Mis 2018 e foi finalista do prêmio Dente de Ouro 2019.


rodrigo

Rodrigo Stradiotto (@r_stradiotto - PR) é músico, compositor, arranjador e produtor, com trabalhos lançados no Brasil, América Latina e Europa. Nos últimos anos voltou seu foco principal à síntese modular e, paralelamente à composição de trilhas para peças e longas-metragens.


marilia

Marília Marz (@mariliamarz - SP) é formada em arquitetura e trabalha com expografia e design gráfico. É também chargista da Folha de São Paulo, ilustradora e quadrinista independente, com um particular interesse por narrativas que tratam da relação entre indivíduo, cidade e arquitetura.


silvani

Silvanny Sivuca (@silvannysivuca - SP) é percussionista e baterista de Emicida e Fióti, musicista freelancer na Rede Globo, mestre de bateria do Bloco Me Lembra Que Eu Vou, mestre de naipe do Bangalafumenga SP, membro da curadoria da Natura Musical 2020, produtora musical e empresária. Como educadora, rege uma banda de projeto socioeducativo, com o objetivo de transformar a vida de crianças e adolescentes através da música.


goes

Gabriel Góes (@billysoco - DF) é ilustrador, quadrinista e artista plástico. Co-autor dos projetos independentes SAMBA, Kowalski, Capitão América e Seus Amigos e F A B I O. Ilustrou a adaptação para os quadrinhos das obras de Nelson Rodrigues, O Beijo no Asfalto e O Vestido de Noiva. Co-autor da graphic novel Mapinguari e autor do graphic novel Flores. Também é o criador do personagem Billy Soco.


fernando

Fernando Nicknish (@fernando.nicknich.music - SC) é produtor musical e compositor, bacharel em Música pela UFPR e mestre em Composição Musical para Cinema e Videogames pela Berklee College of Music. Dedica-se à composição de música para curta-metragens e games nacionais independentes e à produção de artistas do oeste catarinense. Atua ainda como beta tester da software developer norteamericana Soundiron.com.

 


 
bt-voltar-02
 
bt-proxima-02