Bienal Circula – Bienal Online
 
 
 

Bienal Circula - Paraná

Araucária e São José dos Pinhais serão cidades-palco para o intercâmbio entre artistas locais e de outras regiões do Brasil. Num processo de intercâmbio criativo e no formato online, cada trio de artistas irá elaborar uma obra de interferência urbana (grafitti, lambe-lambe). Elas serão executadas em espaços públicos e abertos nas cidades contempladas pela Bienal Circula.

A ação prevê ainda seis oficinas ministradas pelos artistas participantes, com inscrições gratuitas, dirigidas às cidades, uma live-debate com todos os participantes e um vídeo-registro dos processos de intercâmbio e criação.


CONHEÇA OS PARTICIPANTES

ARAUCÁRIA

Rico (@omaisprocuradodearaucaria) iniciou seu trabalho como produtor de fanzine e escritor de literatura marginal tendo e-books e blogs lançados. Atualmente, faz intervenções artísticas utilizando-se de stencil, lambe lambe e stickers. Busca experimentação no graffiti, seja incorporando outros objetos urbanos à pintura ou transpondo seu conteúdo em novos suportes e locais inesperados.


Fulvio Pacheco (@fulvio_pacheco) é coordenador da Gibiteca de Curitiba e quadrinista, participando de 45 publicações entre coletâneas e individuais, destaque para “A Loira Fantasma de Curitiba”, “A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba” e “Relatos Azuis” sobre autismo. Concorreu 4 vezes ao prêmio HQMIX. Como professor, ministra cursos, palestras e debates sobre arte, quadrinhos e autismo.


Diego Gerlach (@vibetronxacomix) é quadrinista e tradutor. Começou a auto-publicar seu trabalho em 2009, e desde então já participou de inúmeras antologias de quadrinhos nacionais e internacionais. Mantém o selo de quadrinhos Vibe Tronxa Comix, através do qual publica suas histórias em zines e revistas. Foi um dos membros fundadores do coletivo de arte e design Máfia Líquida, que atuou entre 2007 e 2017 em diversas intervenções e eventos na região metropolitana de Porto Alegre. Em 2019, lançou a primeira compilação significativa de seu trabalho em quadrinhos, Pinacoderal: Rudimentos da Linguagem, pela editora Pé-de-Cabra.


SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Orlando Muska a.k.a Muzg (@muzg144) é músico e artista visual. Sempre esteve conectado com o espaço urbano, cenário e palco onde se sente mais à vontade para se expressar e se comunicar com o público. Iniciou seus estudos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2003, mas logo abandonou o lado acadêmico para dar início às atividades do coletivo Interlux Arte Livre. Atualmente trabalha como arte-educador, ministrando oficinas de técnicas de spray e criatividade, e pintando murais de graffiti nas horas vagas.


Aline Lemos (@a_linelemos) é artista, quadrinista e zineira não-binárie natural de Belo Horizonte. Publicou os livros Artistas Brasileiras (2018), FOGO FATO (2020) e Fessora! (2021), além de vários zines. É Licenciada e Mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG e estudante de Artes Plásticas na Escola Guignard. Desde 2014 produz publicações independentes e realiza oficinas sobre o tema.


Raphaela Corsi (ou Karmaleão - @karma.leao) é ilustradora, quadrinista e pesquisadora curitibana. Seus temas preferidos são a cultura brasileira e religiões afro. Ilustra para a Revista Capitolina e para o Centro Cultural Humaitá. É formada em artes visuais e pós-graduada em História e Antropologia. Publica seus trabalhos online. Está concluindo seu primeiro livro em quadrinhos a ser lançado em breve: “Sankofa: a história dos afro-curitibanos.”


BATE-PAPOS COM OS ARTISTAS PARTICIPANTES

ARAUCÁRIA

Dia 30 de outubro (sábado), às 19h
No Youtube e Facebook da Bienal

Assista aqui!

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Dia 31 de outubro (domingo), às 19h
No Youtube e Facebook da Bienal

Assista aqui!
 


 
bt-voltar-04
 
bt-proxima-04