Bienal de Quadrinhos lança versão bilíngue e ampliada do Catálogo HQ Brasil

Obra em inglês e francês compila 100 obras relevantes produzidas no Brasil entre 2010 e 2019

A criatividade, a relevância e a diversidade dos quadrinhos brasileiros circulam com mais força pelo mundo desde 2019, quando a Bienal de Quadrinhos de Curitiba se somou ao programa Brasil em Quadrinhos, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty.

O símbolo desta “exportação” da nona arte produzida no país é o Catálogo HQ Brasil, um apanhado que é referência no que de melhor foi produzido em quadrinhos por aqui na última década, sob edição cuidadosa de Érico Assis.

O projeto continua a explorar outros territórios, construindo uma identidade artística brasileira por meio de traços e histórias. Originalmente previsto para 2020, com estreia durante o Festival BD de Montreal, no Canadá, um novo capítulo deste projeto acontece agora, com o lançamento do Catálogo HQ Brasil numa edição bilíngue e ampliada, em parceria com o Consulado de Montreal (faça o download gratuito abaixo).

A obra compila 100 HQ’s produzidas entre 2010 e 2019, em versões em francês e inglês. O lançamento aconteceria em maio de 2020, foi adiado devido à pandemia, e chega agora para reforçar ainda mais a relevância dos quadrinhos brasileiros lá fora e também em meio às celebrações do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro.

Em 2019, o programa Brasil em Quadrinhos lançou o Catálogo HQ Brasil em Lisboa, com uma seleção de 70 obras, também sob a curadoria de Érico Assis (baixe aqui). A publicação foi distribuída para todos os Centros Culturais do Brasil no exterior, e também para editoras estrangeiras e festivais especializados. Como reconhecimento, o catálogo foi indicado ao Troféu HQMIX na categoria “Publicação Teórica 2020”.

O Catálogo HQ Brasil ampliado e bilíngue já está disponível
neste link. Baixe, leia, divulgue e compartilhe.

CONTATO

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER