6a BIENAL DE QUADRINHOS

Bienal de Quadrinhos Online tem intensa programação de agosto a dezembro



6ª edição do evento, agora totalmente virtual, discute a relação entre música e quadrinhos com palestras, oficinas, feira e lançamento de coletânea



Em 2020, em meio à pandemia e a pandemônios, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba se reinventou. Quatro dias de ações online, com 30 convidados nacionais e internacionais, retransformaram o evento para que ele continuasse, mesmo que a distância, a incentivar, debater, divulgar e refletir sobre a produção de quadrinhos no Brasil e no mundo.

Neste ano, a 6ª edição da Bienal de Quadrinhos, agora totalmente online, ganha forma definitiva e apresenta cinco meses de intensa programação cultural gratuita sobre o tema Música & Quadrinhos, com participação de cerca de 140 artistas nacionais e internacionais. Da residência artística ao lançamento de uma coletânea inédita com obras de Luiz Gê – homenageado da edição, há também uma feira de HQs online, palestras, debates e oficinas e a cocriação de obras e ações formativas voltadas ao público de cidades da região metropolitana de Curitiba.

Tudo começa já neste mês, com a Residência Bienal. O intercâmbio de processos criativos entre seis artistas (músicos e quadrinistas) é a receita para a criação de obras em conjunto, a partir da interação entre as duas linguagens. Os residentes contarão com a tutoria de Luiz Gê e Arrigo Barnabé, mestres na criação entre linguagens. A intenção é propiciar o contato dos residentes com estes dois ícones dos quadrinhos e da música, para que o inusitado deste encontro se revele como expressão. Participam da residência artistas de diversos estados, como Grazi Fonseca (RS), Gabriel Góes (DF), Marília Marz (SP), Fernando Nicknish (SC), Rodrigo Stradiotto (PR) e Silvanny Sivuca (SP).

Luiz Gê, aliás, terá sua trajetória artística revista em uma compilação inédita de projetos envolvendo música e quadrinhos, criados em sua carreira de quase meio século. O projeto gráfico e edição do livro serão coordenados pela Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que prevê a impressão de 500 exemplares e distribuição gratuita para Gibitecas do Paraná e do Brasil. Uma live de lançamento, com a presença do autor, marca este momento simbólico na consolidação da obra do homenageado desta edição.

Muvuca online



Em novembro, a feira da Bienal de Quadrinhos, tradicional espaço de trocas, encontros e surpresas, ganha nesta edição um formato totalmente online, mas com as mesmas características que a consolidaram como um dos eventos mais aguardados da Bienal. Num ambiente virtual, haverá o compartilhamento de interesses na produção de HQs, exposição de artistas e editores, com interação em tempo real com o público. Serão 100 participantes selecionados pela curadoria da Bienal de Quadrinhos: Mitie Taketani, fundadora da Itiban Comic Shop; Vadeco Schettini, músico e produtor; e Fabio Zimbres, quadrinista e ilustrador. Ao todo serão 24 horas de programação, incluindo algumas intervenções artísticas ao longo da realização.

As ações formativas da Bienal de Quadrinhos Online, abertas ao público, acontecerão em duas semanas, em setembro e outubro. Estão previstas palestras, debates e oficinas com mais de 30 convidados nacionais e internacionais, que irão explorar também o diálogo entre música e quadrinhos. As oficinas serão dirigidas para diferentes públicos (adulto, infantil, profissionais e iniciantes) conforme processo curatorial, e ofertadas em vagas limitadas, por meio de inscrições.

Comprovando seu compromisso com a formação cultural, a Bienal de Quadrinhos Online também irá promover uma oficina online de HQs. Desenvolvida pelo Instituto Caranguejo, a ação será especialmente direcionada para o público infanto-juvenil das escolas públicas, em articulação com as regionais de educação em Curitiba.

Em outubro, a Bienal Circula leva até Araucária e São José dos Pinhais atividades culturais de intercâmbio com quatro artistas locais (dois de cada cidade) e dois nacionais para a coprodução de uma obra coletiva. A ação será desenvolvida de forma online, por meio de encontros virtuais entre os artistas. As obras resultantes serão executadas em espaços públicos das cidades e o processo será registrado e disponibilizado nas redes sociais da Bienal.

No decorrer das ações, os 10 anos de vida da Bienal de Quadrinhos de Curitiba serão celebrados. Em novembro e dezembro, uma série de vídeos sobre todas as edições irá relembrar momentos importantes – e desvendar os segredos para que um evento gratuito de democratização da cultura tenha resistido e impactado tanta gente por tanto tempo.

Para mais informações, acesse o site da edição: https://bienaldequadrinhos.com.br/online/

SERVIÇO

6ª Edição da Bienal de Quadrinhos – Online
De agosto a dezembro de 2021
Nas redes sociais da Bienal:
Instagram: @bienaldequadrinhos
Facebook:
facebook.com/bienaldequadrinhos
Youtube:
Bienal de Quadrinhos de Curitiba
Todos os eventos são gratuitos



Luiz Gê - artista homenageado


6ª Bienal de Quadrinhos - Online

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER